quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Módulo 3 - Benefícios ambientais, económicos e sociais

Henrique Miguel Pereira

Henrique Miguel Pereira é actualmente Investigador do Programa Ciência 2007 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi Director do Parque Nacional da Peneda-Gerês de 2006 a 2007 e do Dept. de Gestão de Áreas Classificadas do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade de 2007 a 2009. Foi Investigador Convidado no Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa durante o mesmo período. De 2005 a 2007 foi Prof. Auxiliar Convidado no Instituto Superior Técnico, e de 2003 a 2005 foi o Coordenador da Avaliação de Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Henrique Miguel Pereira doutorou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Stanford em 2002, tendo anteriormente obtido o grau de Mestre em Biofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1998, e a licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em 1995. É autor de mais de duas dezenas de publicações científicas na área da Ecologia e da Biodiversidade, incluindo publicações na Science, Trends in Ecology and Evolution, Ecology, Ecography, Ecological Applications, Ecology and Society e American Naturalist. É ainda co-autor do Guia de Indicadores de Biodiversidade solicitado pelo Parlamento Europeu ao Conselho Europeu de Academias de Ciência, e do Relatório Síntese sobre Biodiversidade do Millennium Ecosystem Assessment. Apresentou comunicações em mais de uma dezena de conferências internacionais, incluindo conferências da Ecological Society of America, da Society for Conservation Biology, e da American Association for the Advancement of Science.

Vânia Proença

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 2002, encontra-se actualmente a concluir o Doutoramento nessa instituição. O seu trabalho tem sido dedicado ao estudo de padrões de biodiversidade e de resposta ao fogo em florestas nativas de carvalho alvarinho e carvalho negral. Os seus interesses de investigação incluem ainda o estudo da relação entre biodiversidade, serviços de ecossistema e o bem-estar humano, tendo colaborado activamente no Avaliação Portuguesa do Millennium Ecosystem Assement.

Resumo

Neste módulo é introduzido o conceito de serviços dos ecossistemas, i.e. os benefícios directos e indirectos que as pessoas recebem dos ecossistemas. Apresentam-se as quatro categorias dos serviços dos ecossistemas: serviços de produção, serviços de regulação, serviços culturais e serviços de suporte. É apresentada a estrutura conceptual de avaliações ambientais proposta pelo Millennium Ecosystem Assessment que tem quatro componentes: bem-estar humano, promotores indirectos de alterações, promotores directos de alterações e serviços dos ecossistemas. São discutidas as interacções entre estas componentes bem como a relação entre a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas. Por fim, conclui-se com alguns exemplos de avaliação económica da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário