quarta-feira, 8 de abril de 2009

Links - Módulo 2

O André Lourenço, enviou-nos um link que de alguma maneira se relaciona com o jogo realizado no dia 28 de Março, durante a sessão prática do Módulo 2.

Vejam e comentem.

http://www.sciam.com/article.cfm?id=more-tit-than-tat

2 comentários:

  1. Por acaso neste momento estou a ler o "Gene Egoísta" de Richard Dawkins que defende que a evolução, a sobrevivência do mais apto, não se baseia na sobrevivência da espécie per se, mas no próprio indivíduo e da sua carga genética. Talvez o mesmo se aplique ao Homem que aje mais em prol dos seus próprios benefícios e que o altruísmo seja só uma forma de egoísmo disfarçado para que pareçamos bem vistos pelos outros, criando uma falsa aparência de "mártires" para nós lidarmos mais com o nosso próprio egoísmo numa sociedade em que prevalecem os conceitos moralistas do altruísmo e de "um por todos e todos por um".
    É uma opinião bem fundamentada, mas ainda estamos a anos-luz de compreendermos a nossa própria mente e os nossos comportamentos..
    Mas isto é só a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. Olá Safira,

    Não sei se vos disse na altura, mas foi precisamente o Richard Dawkings que me inspirou a usar o dilema do prisioneiro nas aulas.

    Num documentário Richard Dawkins - Nice Guys Finish First ele explica que muitas pessoas entenderam mal a mensagem do seu livro o "Gene Egoísta". Explica que na natureza, incluindo em interacções sociais, o comportamento altruísta e formas de cooperação têm por vezes vantagem na sobrevivência das espécies. Apesar de não eu partilhar inteiramente a visão do mundo do Dawkins, verdade seja dita que ele aconselha a não ler o livro dele só pelo título (algo enganador). Repara que o que o Dawkins diz, segue uma lógica inversa à tua: a teoria dos jogos mostra que, por vezes, não sermos "egoístas", é a melhor forma de melhorarmos a nossas chances de sobrevivência. Talvez por isso mesmo a sociedade (um mecanismo de preservação da espécie?) tenha "conceitos moralistas de altruísmo" - se assim não fosse, talvez não estaríamos ainda por aqui a conversar sobre este assunto. :-)

    A necessidade de todos cooperarmos em preservar a biodiversidade ou reduzir as emissões de C02 podem ser bons exemplos no futuro das nossas possibilidades de sobrevivência como espécie. Ou não.

    Seja como for, ver o documentário será óptimo para reveres estas questões do livro e os teus colegas reverem os conceitos que discutimos no Workshop - mostra vários alunos a jogarem exactamente o mesmo jogo.

    Sucesso e inspiração com o vosso projecto!

    Mário

    ResponderEliminar