As obras de vídeo a concurso no projecto “Biodiversidade em Estilo” irão estar em exibição na AMBIURBE – Salão Internacional do Ambiente e da Sustentabilidade que decorre entre 17 e 20 de Junho, das 10h00 às 20h00, na FIL – Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações). As obras serão exibidas no "Espaço Conferência".
Esta acção integra-se nos objectivos do projecto "Biodiversidade em Estilo" nomeadamente no que se refere à divulgação da temática através de linguagens inovadoras, junto de públicos diversificados. Pretende-se, desta forma, que as obras de vídeo resultantes deste projecto funcionem como suportes de sensibilização da comunidade para o impacte que os estilos de vida de cada um poderão ter na perda global da diversidade biológica e para o desenvolvimento de uma cidadania mais ambiental.
Apareçam e divulguem…
quinta-feira, 18 de junho de 2009
quinta-feira, 28 de maio de 2009
CONVITE
Convidamos todos os frequentadores do blog “Biodiversidade em Estilo” a estarem presentes no dia 30 de Maio (Sábado) no Fórum FNAC Chiado das 18.00h às 20.00h, onde, além da apresentação do projecto se realizará uma sessão informativa sobre o binómio “Biodiversidade” e “Estilos de vida”, acompanhada do lançamento da brochura “Biodiversidade em Estilo”.
As obras de vídeo realizadas no âmbito deste projecto serão apresentadas no dia 31 de Maio (Domingo), às 15h, no Cinema São Jorge, numa sessão integrada no programa da 3ª edição da Extensão do Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente (entrada gratuita).
O 1º Prémio do Concurso de Vídeo – “Biodiversidade em Estilo” será exibido no dia 04 de Junho (5ª-Feira) no Cinema S. Jorge, numa sessão com início às 19h15. Esta sessão incluirá o balanço do projecto “Biodiversidade em Estilo” e a entrega do prémio ao vídeo vencedor.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Notícias - Sylvia Earle's TED Prize wish to protect our oceans
A Paula Coelho enviou a seguinte informação:
Etiquetas:
Notícias
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Notícias - VI Noites Europeias de Borboletas Nocturnas - 21-25 Maio 2009
As Noites Europeias de Borboletas Nocturnas (NEB EMN) são um evento Internacional de grande difusão a nível europeu. Em 2009 terão lugar de 21 a 25 (inclusive) de Maio.
Com este evento pretende-se alertar para as borboletas como um componente importante da biodiversidade com elevado potencial bio-indicador e averiguar que espécies de borboletas nocturnas se encontram a voar num determinado local no maior número possível de países do espaço europeu.
Este evento tem tido um sucesso estrondoso com uma participação crescente da sociedade. Em 2008, Portugal foi um dos países da Europa com maior participação, o que é notável. Participaram mais de 60 pessoas em 14 locais diferentes por todo o país. Realizaram-se exposições, workshops e contou-se com a participação de instituições de relevo na área do ambiente em Portugal como a QUERCUS, o ICNB, a Herdade do Esporão, Aliança Florestal e a colaboração da AmBioDiv - Valor Natural, empresa de consultadoria especializada Biodiversidade e Conservação da Natureza.
Como participar?
1) Organizar eventos públicos ou em privado, observando borboletas nocturnas e registando fotograficamente as espécies;
2) Assistir a algum dos eventos já planeados e organizados por outros.
Mais informações tais como detalhes, metodologia e locais de eventos públicos encontram-se disponíveis em:
www.lusoborboletas.org/EMN.htm
Notícia enviada por: Eduardo Marabuto, Coordenador European Moth Nights em Portugal, Lusoborboletas.org – Portal das Borboletas de Portugal
Etiquetas:
Notícias
terça-feira, 19 de maio de 2009
NOTÍCIA – Dia Mundial da Biodiversidade, 22 de Maio
No próximo dia 22 de Maio, sexta-feira, celebra-se o Dia Mundial da Biodiversidade e o programa “Sociedade Civil” irá dedicar o tema de discussão ao tema da Biodiversidade. O programa é transmitido na RTP 2, entre as 14.00h e as 15.30h.
Nesse mesmo programa irá ser exibida uma reportagem alargada do projecto “Biodiversidade em Estilo”, com a presença da Cristina Luis e do formador Henrique Pereira.
Não percam!
Nesse mesmo programa irá ser exibida uma reportagem alargada do projecto “Biodiversidade em Estilo”, com a presença da Cristina Luis e do formador Henrique Pereira.
Não percam!
Etiquetas:
Notícias
Documentário sobre a Reserva Natural do Estuário do Tejo
Entre 1995 e 1997 uma equipa de jovens entusiastas da Associação Juvenil de Ciência, da qual fazia parte um dos formadores do Projecto Biodiversidade em Estilo (Henrique Pereira) produziu um documentário sobre a Reserva Natural do Estuário do Tejo. Este documentário poderá servir de inspiração e ajuda para a realização de outros documentários e pode ser consultado em:
http://www.laseeb.org/dct/EcoEvo/EstuarioTejo/sld001.html
http://www.laseeb.org/dct/EcoEvo/EstuarioTejo/sld001.html
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Notícias - Carta Estratégica de Lisboa
O formador do Módulo 2, Mário Alves, vai comentar a sessão sobre Sustentabilidade Ambiental e Energética, que vai decorrer hoje, dia 15 de Maio, no Teatro S.Luiz, entre as 14h e as 18h, no âmbito da Carta Estratégica de Lisboa.
Apareçam. A entrada é livre.
Para mais informações, podem consultar http://cartaestrategica.cm-lisboa.pt
Apareçam. A entrada é livre.
Para mais informações, podem consultar http://cartaestrategica.cm-lisboa.pt
Etiquetas:
Notícias
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Notícias - Mostra do Concurso de Video
Caros participantes informamos que, de 21 de Maio a 03 de Junho, irão ser distribuídos postais de divulgação do projecto “Biodiversidade em Estilo”, e em particular da Mostra do Concurso de Vídeo (onde serão exibidas as vossas obras) que terá lugar no dia 31 de Maio (Domingo), na sala 3 do CINEMA SÃO JORGE.
A Mostra do Concurso de Vídeo irá integrar a 3ª edição da Extensão do Cine’ Eco, que traz a Lisboa, todas as obras premiadas no Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente. Esta iniciativa é de entrada livre.
AVISO: Aproveitamos ainda para avisar que o PRAZO de entrega das obras de vídeo foi ALARGADO para dia 27 de Maio (quarta-feira).
A Mostra do Concurso de Vídeo irá integrar a 3ª edição da Extensão do Cine’ Eco, que traz a Lisboa, todas as obras premiadas no Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente. Esta iniciativa é de entrada livre.
AVISO: Aproveitamos ainda para avisar que o PRAZO de entrega das obras de vídeo foi ALARGADO para dia 27 de Maio (quarta-feira).
Etiquetas:
Notícias
Notícias - Dia Mundial da Conservação das Plantas
No dia 18 de Maio, próxima segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial da Conservação das Plantas e tanto o Jardim Botânico do MNHN como o Jardim Botânico da Ajuda disponibilizam ao público algumas actividades dedicadas a este tema:
O Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural propõe para esse dia, entre as 11.00h e as 13.00h, uma “Visita encenada Darwin no Jardim”. Para mais informações – www.jb.ul.pt/
O Jardim Botânico da Ajuda convida à participação em diversas actividades, desde visitas guiadas, actividades para famílias e um conjunto de palestras sobre o tema “Falando sobre a conservação das plantas”. Para mais informações – www.jardimbotanicodajuda.com
O Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural propõe para esse dia, entre as 11.00h e as 13.00h, uma “Visita encenada Darwin no Jardim”. Para mais informações – www.jb.ul.pt/
O Jardim Botânico da Ajuda convida à participação em diversas actividades, desde visitas guiadas, actividades para famílias e um conjunto de palestras sobre o tema “Falando sobre a conservação das plantas”. Para mais informações – www.jardimbotanicodajuda.com
Etiquetas:
Notícias
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Notícias – Sessão PRÁTICA do Módulo 3
A sessão prática do módulo 3 decorreu no Parque Florestal de Monsanto (PFM), na manhã do dia 25 de Abril.
Tivemos a oportunidade de explorar um pouco mais o conceito de serviços de ecossistemas e conhecer os serviços fornecidos pelo próprio PFM, como sejam a purificação do ar e o sequestro de carbono, a regulação climática, a protecção e formação do solo, a redução do ruído, o lazer, entre outros…
Os participantes ficaram ainda a conhecer a existência do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Lx CRAS) e as causas pelas quais os animais chegam a este Centro, que em muitos casos se devem a situações de cativeiro, assim como a traumas físicos por atropelamento e colisão com infra-estruturas de origem humana.
Houve ainda tempo para uma actividade de grupo, em defesa dos tomates da horta vs. matas e instalação de painéis solares no Parque Eduardo VII, uma medida muito contestada pelos participantes, tendo inclusive sido pedido à organização o Plano de Pormenor deste projecto.
A manhã terminou com uma actividade mais radical…ESCALADA…











Tivemos a oportunidade de explorar um pouco mais o conceito de serviços de ecossistemas e conhecer os serviços fornecidos pelo próprio PFM, como sejam a purificação do ar e o sequestro de carbono, a regulação climática, a protecção e formação do solo, a redução do ruído, o lazer, entre outros…
Os participantes ficaram ainda a conhecer a existência do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Lx CRAS) e as causas pelas quais os animais chegam a este Centro, que em muitos casos se devem a situações de cativeiro, assim como a traumas físicos por atropelamento e colisão com infra-estruturas de origem humana.
Houve ainda tempo para uma actividade de grupo, em defesa dos tomates da horta vs. matas e instalação de painéis solares no Parque Eduardo VII, uma medida muito contestada pelos participantes, tendo inclusive sido pedido à organização o Plano de Pormenor deste projecto.
A manhã terminou com uma actividade mais radical…ESCALADA…
terça-feira, 28 de abril de 2009
Trabalho de Grupo – Módulo 2
Os formadores do Módulo 2 – Mário Alves e Pedro Baptista, durante a sessão prática desenvolveram uma dinâmica de grupo, que consistiu na divisão dos participantes em grupos. Enquanto uns jogavam a uma variante do Dilema do Prisioneiro Iterado, os outros navegavam na World Wide Web à procura de imagens que reflectissem o que tinha sido discutido na sessão teórica.
A ideia era simples: cada elemento do grupo apresentava a imagem por si escolhida e explicava o porquê da sua escolha.
O resultado das imagens seleccionadas foi o que podemos ver em baixo: os grupos construíram uma lógica entre as imagens escolhidas individualmente, contando-nos a sua história.
A ideia era simples: cada elemento do grupo apresentava a imagem por si escolhida e explicava o porquê da sua escolha.
O resultado das imagens seleccionadas foi o que podemos ver em baixo: os grupos construíram uma lógica entre as imagens escolhidas individualmente, contando-nos a sua história.
Grupo do João Morgado, Maria Ana Correia, Sara Costa e Sara Figueiredo
Etiquetas:
Módulo 2,
Trabalho de Grupo
Notícias – Sessão TEÓRICA do Módulo 3
No dia 22 de Abril – Dia Mundial da Terra – realizou-se a sessão teórica do Módulo 3 – Benefícios ambientais, económicos e sociais onde foi abordado o conceito de serviços de ecossistemas, que são os benefícios directos e indirectos que as pessoas recebem dos ecossistemas.
Estes serviços estão divididos em quatro categorias:
- Serviços de produção (e.g. produção de madeira, produção de alimento)
- Serviços de regulação (e.g. ciclo do carbono, protecção de cheias)
- Serviços culturais (e.g. turismo de natureza e valor educativo)
- Serviços de suporte (e.g. formação de solo e ciclos biogeoquímicos)
Teoria à parte, ficámos ainda a saber que o formador, Henrique Pereira, já fez uma obra de vídeo que foi submetida ao Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente há cerca de 10 anos…
Estes serviços estão divididos em quatro categorias:
- Serviços de produção (e.g. produção de madeira, produção de alimento)
- Serviços de regulação (e.g. ciclo do carbono, protecção de cheias)
- Serviços culturais (e.g. turismo de natureza e valor educativo)
- Serviços de suporte (e.g. formação de solo e ciclos biogeoquímicos)
Teoria à parte, ficámos ainda a saber que o formador, Henrique Pereira, já fez uma obra de vídeo que foi submetida ao Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente há cerca de 10 anos…
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Material de Apoio à Produção de Vídeo
Este material foi gentilmente cedido por António Cunha da Videoteca Municipal de Lisboa para fornecer apoio à produção de vídeos.
Etiquetas:
Textos de Apoio,
Videos
Links - Módulo 3
Millennium Ecosystem Assessement (MEA):
http://www.millenniumassessment.org/en/index.aspx
Avaliação Portuguesa do MEA:
http://ecossistemas.org/
sexta-feira, 17 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Links - Módulo 2
O André Lourenço, enviou-nos um link que de alguma maneira se relaciona com o jogo realizado no dia 28 de Março, durante a sessão prática do Módulo 2.
Vejam e comentem.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Notícias – Sessão PRÁTICA do Módulo 2
A sessão prática do módulo 2 – Estilos de vida: Consumo sustentável, energia e mobilidade, teve também lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 28 de Março, e pretendeu dinamizar formas mais interactivas e aplicações práticas da sessão teórica.
Os resistentes que se deslocaram à Faculdade num Sábado de manhã, tiveram a oportunidade de, em grupo, jogar uma variante do Dilema do Prisioneiro Iterado. Foi solicitado aos participantes que apresentassem exemplos práticos, tendo sido posteriormente discutidas as consequências da interacção do jogo.
O Dilema do Prisioneiro (DP) dito clássico é enunciado da seguinte forma:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como cada um dos prisioneiros vai reagir? (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro)
Os participantes tiverem ainda de pesquisar imagens na internet e posteriormente apresentar e discutir as suas ideias sobre a nossa era de consumo.
Os resistentes que se deslocaram à Faculdade num Sábado de manhã, tiveram a oportunidade de, em grupo, jogar uma variante do Dilema do Prisioneiro Iterado. Foi solicitado aos participantes que apresentassem exemplos práticos, tendo sido posteriormente discutidas as consequências da interacção do jogo.
O Dilema do Prisioneiro (DP) dito clássico é enunciado da seguinte forma:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como cada um dos prisioneiros vai reagir? (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro)
Os participantes tiverem ainda de pesquisar imagens na internet e posteriormente apresentar e discutir as suas ideias sobre a nossa era de consumo.
Deixamos aqui algumas fotografias do dia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








